Dicas de redação

 Sempre em qualquer prova, um dos principais pontos é a Redação e em muitas provas ela vale 50% da prova e as vezes até mais que isso. Vamos então para algumas dicas para fazer uma boa redação:

- Ler com muita atenção a proposta dada: Todas as provas trazem uma proposta com um tema para a redação, deve-se ler com atenção a proposta e se necessário lê-la mais de uma vez para não errar na hora da escrita.

- Não copiar os textos auxiliares ou outros textos contidos na prova: Os textos auxiliares são apenas para você ter uma ideia do assunto abordado assim despertando sua criatividade, a cópia deles pode dependendo-do caso, zerar sua nota de redação.

- Respeitar os limites de linhas: Não se deve nunca fazer menos linhas do que o mínimo exigido, em muitas provas isso pode zerar sua nota logo de cara, mas também não se deve fazer mais linhas que o máximo permitido pois isso o faria perder vários pontos na correção.

- Evitar pontuação indevida: Se você tem duvida quanto a usar certa pontuação, não a use, o uso de pontuação errada pode lhe custar vários pontos.

- Cuidado com a maneira de escrever: Na redação se deve sempre tomar cuidado com parágrafos, letras maiúscula sem necessidade, n com aparência de r. Não se deve pintar bolinhas ou fazer corações nos i's ou nos pontos finais. Não se deve escrever uma redação como poesia ou história em quadrinhos, a banca de correção não o premiará por sua criatividade e sim o punirá pela falta de competência.

- Uso devido de citações de outros textos: Caso seja necessário a citação de outro texto, lembre-se de citar de qual texto você retirou e o autor, e caso seja uma fala é indispensável o uso de dois pontos ( : ) e do travessão ( - ).

Essas são apenas algumas dicas, mas se seguidas corretamente podem ser de grande utilidade na prova e o não uso delas pode fazer com que o candidato perca valiosos pontos na correção.


Dênis Lopes Gomes

0 comentários: sobre Dicas de redação

Postar um comentário para Dicas de redação: